Ortodontia

A Ortodontia e Ortopedia facial cuidam da correção dos dentes e das arcadas em todos os aspectos: alinhamento, beleza do sorriso, e harmonia da face.

Os tratamentos podem ser realizados em qualquer idade. No caso de crianças é muito importante que o ortodontista acompanhe e monitore todo o processo de crescimento e desenvolvimento da face e das arcadas dentárias logo a partir do início da troca dos dentes, por volta dos seis anos de idade. Assim é possível oferecer a melhor opção de tratamento no momento ideal.

Já quando se tratam de jovens e adultos, para  oferecermos a melhor solução custo benefício, colocamos na balança a necessidade terapêutica e a expectativa do paciente. Sua motivação e preocupação com a estética durante o tratamento.

Temos os recursos mais modernos para oferecer conforto, estética e rapidez.

Os tempo mudaram e a expectativa de vida aumentou bastante. Quando pensamos em tratar pacientes da melhor idade entendemos que estamos frente a uma nova realidade onde cada um de nós busca a melhor qualidade de vida em qualquer época.

A Ortodontia e Ortopedia Facial não tem limites de idade e várias são as indicações para esse tipo de tratamento, desde uma solução funcional ou estética até o preparo prévio para uma reabilitação oral  em parceria com outras especialidades. O mais importante é dar a esses pacientes soluções rápidas e confortáveis visando principalmente sua queixa principal no afã de reduzir tempo e atender suas expectativas.

VEJA ALGUNS VÍDEOS

img-separador-amarelo

Aparelho Ortodôntico Autoligado

Extração de premolares superiores

Mini Implantes

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

Ortopedia Facial

Qual a idade ideal para uma primeira avaliação ou para se iniciar um tratamento ortodôntico?

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que todas as crianças sejam consultadas por um profissional em Ortodontia e Ortopedia Facial não mais tarde do que os sete anos de idade.

Realizamos tratamentos na área de ortodontia preventiva e interceptiva, que corrige problemas no desenvolvimento da face e dentes durante a fase de crescimento das crianças.

Para isso, são utilizados diversos tipos de aparelhos, fixos ou móveis, em crianças de 5 anos em diante.

As crianças com hábito de sucção de chupeta ou dedos devem consultar um ortodontista o quanto antes.

A aparência do sorriso influencia a autoconfiança e formação da personalidade da criança. Estimule seu filho(a) a desenvolver bons hábitos de saúde bucal: traga-o para fazer uma consulta preventiva e para se habituar com o doutor desde cedo.

Uma criança acostumada desde cedo com seu dentista crescerá um adulto sem traumas e com uma dentição perfeita!

Qual a diferença entre aparelhos ortopédicos e ortodônticos?

Os primeiros atuam principalmente no crescimento e desenvolvimento das estruturas ósseas da face, maxila e mandíbula, para que suas arcadas tenham espaço suficiente para os dentes permanentes se posicionarem corretamente. Além de corrigirem a falta de espaço, também atuam na projeção dos dentes superiores ou inferiores, nas mordidas abertas devido ao uso de chupeta ou dedo e nos respiradores bucais.

Os aparelhos ortodônticos entretanto atuam na correção da posição dos dentes alinhando-os esteticamente e posicionando-os corretamente em relação à arcada oposta. Habitualmente faz-se necessário iniciar o tratamento com uma ação ortopédica para depois finalizar com os aparelhos ortodônticos.

Existe diferença entre tipos de aparelhos utilizados por diferentes profissionais?

Sim, existe uma gama enorme de aparelhos, filosofias e técnicas diferentes entre profissionais de Ortodontia e Ortopedia Facial, entretanto  a maior diferença entre eles está em sua formação e experiência adquirida.

Aqueles que investem mais em conhecimento não abrem mão de qualidade e de utilizar os melhores e mais avançados materiais e equipamentos.

Além disto, fatores como atendimento personalizado, mais tempo disponível para cada paciente, pontualidade nos horários, pronto e rápido atendimento de urgências, entre outros fatores, são diferenciais para a excelência dos resultados.

O que são Aparelhos Autoligados? Eles são melhores que os convencionais?

No aparelho fixo convencional o arco ortodôntico fica preso aos bráquetes com a aplicação de uma ligadura elástica – os famosos elásticos coloridos.

No aparelho autoligado, por outro lado, os próprios bráquetes seguram o fio metálico por meio de um dispositivo interno, dispensando o uso da ligadura.

Essa característica diminui significativamente o atrito gerado entre as estruturas que compõem o aparelho, considerado uma das forças de resistência à movimentação ortodôntica. Por conta disso, muitas empresas e dentistas divulgam o bráquete autoligado como mais eficiente do que o convencional.

Antes de mais nada, é necessário esclarecer que os dispositivos autoligados possuem sim algumas vantagens em relação aos modelos que utilizam ligadura, sobretudo no que diz respeito ao conforto dos pacientes. Isso porque a diminuição do atrito permite a aplicação de uma forças mais suaves , além de mostrar resultados iniciais visivelmente mais aparentes. Por dispensar os elásticos, que tendem a perder a forma rapidamente, os bráquetes autoligados também diminuem a frequência com que o aparelho precisa de manutenções, dispensando algumas visitas ao consultório odontológico e gerando leve economia ao longo do tratamento.

A ausência da ligadura ainda faz com que o dispositivo acumule menor quantidade de placa bacteriana facilitando a manutenção da saúde oral. Por outro lado, o custo inicial dos autoligados é superior ao dos aparelhos fixos convencionais, muitas vezes superando a própria economia gerada com a menor quantidade de manutenções. Além disso, a aceleração dos resultados obtidos pelo tratamento é notada apenas na fase inicial do uso do aparelho ortodôntico. Ao fim do tratamento, não há diferenças significativas entre os dois tipos de dispositivo.

Portanto, não existe aparelho ortodôntico melhor ou pior. Os problemas ortodônticos devem ser avaliados de acordo com cada caso e sempre com muita atenção pelo ortodontista que vai planejar a evolução do tratamento e indicar o dispositivo mais apropriado para o paciente.

Se o modelo autoligado for vantajoso para a saúde bucal de seu paciente, o profissional certamente irá recomendar o uso desse tipo de bráquete.

Existem vários estudos científicos comparativos provando não existir diferença significativa no tempo de tratamento entre aparelhos autoligados e convencionais. Portanto este mito é usado por alguns profissionais e clínicas como propaganda para atrair clientes.

Os aparelhos autoligados são mais práticos e higiênicos por não precisarem das borrachinhas, mas o resultado final é o mesmo!

Resumindo então, a escolha depende mais de fatores como idade do paciente ( crianças e adolescentes adoram as borrachinhas coloridas ), o custo ( autoligados são mais caros ) e a recomendação profissional, que vai basear-se na indicação precisa do uso para cada caso específico.

Antes de escolher o aparelho que você quer usar procure escolher o profissional de ortodontia e Ortopedia Facial que vai cuidar de você. Ele é quem faz a diferença no seu tratamento !

Qual o tempo médio de tratamentos ortopédicos e ortodônticos?

Casos ortopédicos , ou seja , que envolvam a correção de desvios esqueléticos e lidam com estímulos e crescimento ósseo, variam de 6 a 12 meses em média, e usualmente são aplicados em crianças na faixa etária compreendida entre 6 a 12 anos.

Casos ortodônticos, ou que compreendam a correção do posicionamento dos dentes e construção de um sorriso agradável, normalmente duram em média 10 a 14 meses podendo variar segundo a gravidade do problema.

Porque meus dentes estão "encavalando" com o passar do tempo?

O apinhamento, como chamamos esse “encavalamento dos dentes” é um processo filogenético da raça humana, basicamente o que chamamos envelhecimento da boca.

Quando envelhecemos perdemos fibras colágenas, suporte ósseo, nossa musculatura fica mais flácida e com isso ocorre  também uma alteração no posicionamento dos dentes dentro do osso.

É um processo lento, contínuo e que a longo prazo compromete a estética e inclusive cria dificuldades de higienização do local levando muitas vezes à um comprometimento periodontal na área envolvida.

Recomenda-se o tratamento não apenas por questões estéticas mas principalmente para aumentar a sobrevida destes dentes ao longo dos anos.

Quem cuida de sua saúde envelhece com muito mais qualidade de vida.
Procure um profissional responsável nas áreas de Ortodontia e Ortopedia Facial!

Ortopedia Facial